As 5 línguas menos faladas do mundo

Uma das consequência de vivermos num mundo ligado por computadores e comunicação em massa é o facto de algumas línguas e dialectos definharem a cada dia que passa, deixando as pessoas que os falam de os usar,. Os dialectos falados por grupos pequenos de pessoas são absorvidos pela língua oficial dos países, apesar dos esforços dos linguistas no sentido de prolongar a sua sobrevivência.

 

Confira abaixo as línguas menos faladas do mundo:

Ter Sami (falantes – 2 pessoas) – É isso mesmo: quando estas duas pessoas falecerem este dialecto estará oficialmente morto. É falado na parte nordeste da península Kola, na Rússia. O Ter Sami é um dos dialectos que foi eliminado pela URSS.

Kayardild (falantes – 10 pessoas) – Falada na ilha Bentinck, na Austrália, e nas ilhas ao redor, também esta língua tem os dias contados.

Ume Sami (falantes – 10 pessoas) – No percurso do rio Ume, na Suécia, não se sabe o número exacto de pessoas que ainda consegue falar este idioma, mas com certeza que esse número não irá manter-se por muito mais tempo.

Pite Sami (falantes – entre 25-50 pessoas) – Falada entre a Suécia e a Noruega, esta língua é uma das quatro pertencentes ao dialecto sami que não possuem uma escrita oficial.

Votic (falantes – 68 pessoas) – Mais uma língua falada na Rússia, especificamente em Ingria, no noroeste do país. Era falada pelos Votes, uma população local.

 

Se achou estranho a presença do nome Sami em várias destas línguas, saiba que este é um nome geral dado ao idioma do grupo de línguas urálicas e é falada pelo povo Sami, que vive em partes da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.