O Aparecimento da Interpretação por Telefone

Interpretação por Telefone

A interpretação por telefone é uma tecnologia recente na indústria dos serviços linguísticos. A interpretação por telefone foi inicialmente lançada na Austrália em 1973. Foi concebida como um serviço gratuito para facilitar a comunicação com o crescente número de comunidades de imigrantes da Austrália.

Na década de 80 e início da década de 90 do século passado, a interpretação telefónica foi lançada em importantes mercados nos Estados Unidos, incluindo os de serviços financeiros, telecomunicações, serviços de saúde e segurança pública. Na década de 90, os preços das chamadas interurbanas baixaram, passando a haver um acesso muito maior a números gratuitos. Com o aumento do número de imigrantes recebidos pelos Estados Unidos, a interpretação por telefone transformou-se num serviço muito procurado.

A procura de interpretação por telefone continuou a crescer no séc. XXI, facto que deu origem à necessidade de um serviço mais sofisticado. Graças aos avanços tecnológicos, a interpretação por telefone passou a apresentar velocidades de ligação mais rápidas, melhores intérpretes, assim como uma maior percepção do serviço ao cliente.

 

O que é a interpretação por telefone?

A interpretação por telefone é um serviço que permite que intérpretes humanos se liguem a outras pessoas por telefone. O intérprete por telefone escuta a mensagem numa língua e repete-a noutra língua. Deste modo, as pessoas que não falam a mesma língua têm a possibilidade de comunicar. A maioria dos serviços de interpretação por telefone utiliza interpretação consecutiva, também designada por interpretação em relais, em que o intérprete espera que o orador termine para depois traduzir o que foi dito para a língua da outra pessoa.

Para se ter acesso à interpretação por telefone não é preciso muito. Primeiro, é necessário encontrar uma empresa de serviços linguísticos que preste esse serviço. Actualmente, a maioria das empresas presta este serviço ou algo semelhante. Depois de escolher uma empresa que preste o serviço de interpretação por telefone, para iniciar basta ter um telefone.

 

Para que serve a interpretação por telefone?

A interpretação por telefone pode ser utilizada em vários domínios, incluindo, nomeadamente: governamentais, serviços financeiros, centros de atendimento de emergência, serviços de saúde, negociações comerciais e muitos outros.

A interpretação por telefone tem mais utilidade quando há uma necessidade urgente e não é possível obter um intérprete no local em tempo útil.

Se o tempo for um factor fundamental, recorre-se ao telefone. É a forma mais rápida de transmitir a mensagem noutra língua.