Quais são as línguas mais faladas em África?

Em África vivem aproximadamente 1,2 mil milhões de pessoas e, apesar de existirem mais de 2000 línguas autóctones, o Inglês, o Francês ou o Árabe são falados em muitos lugares desse continente. A conturbada história de África e da sua colonização justifica a utilização de línguas europeias nas instâncias oficiais. No entanto, observa-se actualmente uma tentativa de os povos africanos cultivarem novamente as suas próprias raízes linguísticas e, em muitas regiões, falam mais do que uma língua. As línguas mais faladas em África são:

 

Em 1.º lugar: Swahili

O Swahili, que é uma língua Bantu, é falado por aproximadamente 150 milhões de pessoas, na África central e do sul, na região dos Grandes Lagos. A origem da palavra „Swahili“ vem do Árabe e significa „Costa“ ou „Litoral“. Para os povos que habitam ao longo da costa da Somália até Moçambique, o Swahili é mesmo a sua língua materna.

 

Em 2.º lugar: Árabe

Mais de 100 milhões de Africanos falam Árabe, facto que ilustra bem as influências externas que foram moldando a vida deste continente ao longo de muitos séculos. Na Etiópia, no Níger, no Senegal, mas também na Tanzânia, o Árabe é a língua preponderante, sobretudo em cerimónias oficiais.

 

Em 3.º lugar: Francês

A língua francesa chegou ao continente africano com a colonização, sendo entretanto falada por cerca de 90 milhões de pessoas, em 26 estados franceses. É a língua que se ouve falar sobretudo nas Ilhas Maurícias, na Costa do Marfim e no Gabão.

 

Em 4.º lugar: Hauçá

O Hauçá é uma língua afroasiática, falada na Nigéria e no Níger, e que é ensinada juntamente com as respectivas línguas oficiais. Aproximadamente 80 milhões de Africanos falam a língua franca Hauçá, e em França, em Issoudun, há uma estação de rádio que emite em Hauçá. É nas regiões da África ocidental que o Hauçá tem um papel cada vez mais significativo, sobretudo no comércio e na economia, o que faz também com que actualmente seja uma língua ensinada em algumas universidades internacionais.

 

Em 5.º lugar: Iorubá e Oromo

30 milhões de pessoas em África falam Iorubá. É sobretudo na Nigéria, no Togo e no Benim que o Iorubá é falado no dia-a-dia pelas populações, mas também pelos povos do Gana e da Costa do Marfim, e ainda na Serra Leoa e na Libéria. Igualmente muitos povos de África falam Oromo. É sobretudo no Quénia, na Etiópia, no Egipto e na Somália que o Oromo está mais disseminado. 

Solicite um orçamento gratuito

E receba uma proposta em poucas horas

  1. Indique o serviço pretendido
  2. Obtenha um orçamento
  3. Confirme e receba a sua encomenda

Perguntas e respostas frequentes sobre as línguas africanas

Foi entre 1830 e 1912 que teve lugar a maior colonização do continente africano. Quase metade do seu território pertencia à França. Como os Franceses levaram consigo a sua língua, o Francês continua até hoje a ser falado em muitas regiões de África.

O Swahili é a língua africana com maior número de falantes em África. Calcula-se que o Swahili seja a língua dominante falada por 150 milhões de pessoas no continente africano.

Os estudos africanos abordam a fundo a questão de quantas línguas existem em África. Parte-se actualmente do princípio de que, no total, deverão existir 2138 línguas africanas. No entanto, a investigação ainda continua ocupada a analisar em pormenor as estruturas dos quatro principais grupos linguísticos.