As 5 línguas mais faladas na Europa

Com uma área de aproximadamente 10 milhões de quilómetros quadrados, a Europa é o segundo menor continente da Terra. Cerca de 750 milhões de pessoas vivem nos 47 países que a constituem. Consoante a definição, os europeus usam entre 150 e 200 línguas diferentes. A maioria das suas línguas pertence às famílias de línguas indo-europeias.

Nem sempre os linguistas estão de acordo com a definição detalhada de quando é que uma língua é uma língua por direito próprio ou o dialecto de uma língua. Este facto explica-se principalmente porque as línguas escritas só começaram a ser aprendidas por grupos maiores da população normal no século XIII d.C. Antes disso, existiam apenas tradições orais que, logicamente, apresentavam diferenças regionais. Deste modo, não é possível determinar-se a origem exacta de algumas línguas e dialectos.

Actualmente, algumas línguas modernas são utilizadas em vários países enquanto outras são faladas apenas num único país do continente. A seguir, apresenta-se as línguas mais faladas na Europa:

 

5.º lugar: turco

Aproximadamente 70 milhões de pessoas na Europa falam turco. Embora a grande proporção de falantes de turco viva na Turquia, há igualmente falantes no Chipre, Grécia e Macedónia. Em jargão técnico, o turco é com frequência designado por turco otomano. O turco é a língua turca mais falada.

 

4.º lugar: inglês

Embora o inglês seja falado em todo o mundo desde o século XIX, apenas cerca de 70 milhões de pessoas na Europa falam inglês como língua materna. No Reino Unido e Irlanda, é considerada uma língua oficial. No resto da Europa, as gerações mais jovens, nomeadamente, passaram a ser também fluentes em inglês como segunda língua pelo facto de, em muitos países, fazer parte do currículo escolar.

 

3.º lugar: francês

Aproximadamente 80 milhões de pessoas na Europa falam francês. Em todo o mundo, o francês é língua oficial em cerca de 30 países e, na Europa, salvo a França, é uma das línguas oficiais falada na Bélgica, Suíça e Luxemburgo.

 

2.º lugar: alemão

Aproximadamente 100 milhões de pessoas na Europa falam alemão. Além da população da Alemanha, que ascende a 80 milhões, o alemão é também considerado língua oficial na Áustria, Liechtenstein, Luxemburgo, Bélgica e Suíça. A seguir ao inglês, considera-se que o alemão é a língua mais comummente entidade na Europa e quem fala alemão e inglês pode comunicar quase em todas as zonas do continente.

 

1.º lugar: russo

Cerca de 120 milhões de pessoas falam russo na Europa, havendo também muitas que falam esta língua fora do continente. Na Bielorrússia e nos estados do Báltico, o russo é também falado com frequência como língua materna. Há muitas pessoas que consideram que é mais fácil aprender a língua falada do que a escrita pelo facto de o alfabeto cirílico ser muito diferente.

Solicite um orçamento gratuito

E receba uma proposta em poucas horas

  1. Indique o serviço pretendido
  2. Obtenha um orçamento
  3. Confirme e receba a sua encomenda

Perguntas e respostas sobre as línguas mais faladas na Europa

Na União Europeia, há um total de 24 línguas oficiais. Embora em países como a Alemanha apenas o alemão seja considerado uma língua oficial, há outros países que adoptaram duas ou mais línguas oficiais.

É difícil dizer com segurança qual é a língua mais antiga da Europa, porque não é possível datar as tradições orais. No entanto, considera-se que o basco é a língua mais antiga, embora as primeiras evidências escritas remontem ao século XVI. Continua a ser falado no sudoeste da França e no norte da Espanha.

O termo língua franca tem origem no italiano e significa literalmente "língua da Francónia". No entanto, actualmente considera-se que este termo significa uma língua global que é falada em todo o mundo.