As línguas mais faladas em campeonatos mundiais de futebol

2018 vai ser novamente um ano empolgante para todos os fãs de futebol, pois de meados de Junho a meados de Julho, 32 equipas irão disputar a cobiçada taça de ouro. Já na fase preliminar houve algumas surpresas, pois a Itália a os EUA não ficaram apurados para a fase final. A Rússia, como anfitrião, irá disputar o jogo de abertura contra a Arábia Saudita e a 15 de Julho as duas melhores equipas do mundo irão estar frente a frente no Estádio Olímpico de Moscovo Lujniki. Os jogos de qualificação decorreram e no torneio principal as equipas apresentam-se em 8 grupos para prepararem o seu caminho para a final. As línguas têm sempre um grande papel em eventos desportivos de grande dimensão como um campeonato mundial de futebol e existem alguns factores interessantes dos quais não se ouve falar em nenhum campo de futebol.

As línguas mais faladas em campeonatos mundiais de futebol

Atá à data, em todos os campeonatos mundiais de futebol, o espanhol, alemão, português e francês eram falados por, no mínimo, um participante. O inglês faltou no ano de 1938, apesar das equipas de língua inglesa, juntamente com as de língua espanhola com 15 equipas respectivamente representassem, entretanto, o maior número. Os jogos em língua espanhola lideram a lista dos duelos na mesma língua com um total de 35, sendo que os jogos da fase preliminar para a fase final do campeonato mundial de futebol de 2018 na Rússia não foram incluídos nesta contagem. Em 2014 houve pela primeira vez 9 equipas de língua espanhola entre os participantes de um campeonato mundial e dessa forma foi batido o recorde de 2010 com 8 equipas de língua inglesa. Desde 1994 que se espera por um novo encontro entre equipas de língua alemã e embora em todos os campeonatos mundiais se fale português, até à data apenas houve três encontros entre equipas com esta língua. Muito raramente se ouve holandês, pois apenas em 1994 e 1998 houve um duelo na mesma língua num campeonato mundial de futebol. Com cinco títulos de campeão mundial, o Brasil com língua oficial português, lidera a tabela dos campeões mundiais, seguido da Alemanha e Itália com quatro vitórias.

Naturalmente também disponibilizamos os/as nossos/as intérpretes, traduções e todos os outros serviços na área das línguas em russo e muitas outras línguas na altura do campeonato mundial de futebol e dar-nos-á muito prazer receber o seu pedido.