Qual a solução para tornar a revisão de textos mais rápida?

Um dos serviços pedidos com mais frequência pelos nossos clientes é a revisão de textos. Para simplificar, pode dizer-se que é uma questão de detectar erros linguísticos nos textos. Trata-se de uma tarefa de trabalho intensa, que exige a máxima exactidão por parte dos nossos especialistas.

No entanto, não é possível garantir um produto final da mais elevada qualidade e adaptado às necessidades do leitor sem a revisão do respectivo texto. Apenas com um exame aprofundado de um texto é possível detectar quatro tipos de erros: gramaticais, semânticos, ortográficos e estilísticos, ou eventuais falhas. Conforme será explicado mais adiante, a aplicação consistente destes resultados permite que o trabalho de revisão e rectificação de textos seja levado a cabo de forma eficiente.

 

Revisão de textos para PME

A utilização de serviços de revisão de textos é fundamental para a vida das empresas. Tanto para as pequenas empresas, como para as médias empresas (PME), este serviço garante que a comunicação interna e externa funciona sempre sem problemas e chega ao seu destinatário ou ao grupo-alvo sob a forma de texto. Deste modo, são cumpridas as mais elevadas exigências e concretizadas as perspectivas de comunicação.

A qualidade de um texto para publicação deve ser sempre irrepreensível, porque pode ser considerado uma característica da identidade do seu autor ou remetente. Por conseguinte, a correcção linguística e a consistência de um texto são tarefas indispensáveis para todos aqueles que, tanto por parte do emissor como do receptor, consideram que uma mensagem de texto, escrita de forma precisa, evidente e adequada sob o ponto de vista linguístico, é algo desejável eficaz em termos de comunicação, para que sejam eliminadas quaisquer barreiras de interacção evitáveis. 

Estes requisitos são aplicáveis independentemente do âmbito de cada texto. Em princípio, tanto os textos longos como qualquer breve mensagem escrita recebem a qualidade de comunicação necessária através da correcção e verificação do conteúdo da informação. Caso isso seja pretendido, os nossos especialistas podem também optimizar os conteúdos (texto online) para uma presença eficaz nos motores de busca (SEO) e como "mensagens", em blogues, nas redes sociais, em faixas publicitárias, etc.

 

Sugestões para uma revisão de textos mais rápida

 

> Mudar apenas os elementos indispensáveis

Em primeiro lugar, quando se verifica o conteúdo, é aconselhável definir com exactidão o contexto. Por conseguinte, o revisor deve concentrar os seus esforços apenas nas áreas e elementos que precisam efectivamente de ser alterados, para se fazer o melhor uso possível do tempo de trabalho disponível.

 

> Evitar frases demasiado longas

A construção sintáctica com frases curtas, concisas e directas é uma estratégia comprovada na revisão de um texto, para evitar, descobrir ou eliminar eventuais erros. Quanto mais complexa for a construção frásica, mais frequentes poderão ser os erros.

Como autor de um texto, concentre-se, de preferência, em construir frases curtas, facilmente legíveis e sem erros, com um vocabulário que possa ser entendido por todos. No entanto, nos textos técnicos, isso muitas vezes não é possível. Não hesite em ler em voz alta os seus textos / a edição do seu próprio texto, para poder detectar pontos fracos ou mesmo erros (por exemplo, frases demasiado longas) e também para se aperceber de que, acusticamente, podem não soar bem.

 

> Verificar a coerência e a estrutura do texto

Numa correcção orientada para a qualidade, trata-se sobretudo de verificar com um olhar crítico se o conteúdo é coerente e está estruturado de forma lógica. A sequência das frases exige especial atenção; a utilização de marcadores de referência ou de organizadores de texto pode constituir uma preciosa ajuda.

Reconheça os erros que ocorrem com mais frequência, para poder corrigi-los de uma forma mais eficiente e para, em princípio, ter naturalmente em conta os erros que já tinham sido cometidos antes, em textos anteriores.

 

Optilingua, uma empresa líder na revisão de textos

Como empresa de referência no sector dos serviços linguísticos, prestamos serviços de revisão linguística e correcção de textos (proofreading) de alta qualidade a empresas dos mais variados sectores. 

Paralelamente, os nossos profissionais, especialistas nesta área, dispõem do melhor equipamento e estão sempre preparados para prestar serviços linguísticos de alta qualidade e de acordo com as exigências do cliente.

A revisão é uma parte importante da vasta gama de serviços que prestamos. Graças à nossa equipa de especialistas linguísticos qualificados, podemos garantir a qualidade de todos os textos traduzidos e revistos, independentemente da língua e do tipo de texto.

Propomos preços concorrenciais, graças ao nosso método de trabalho eficiente e da mais alta qualidade, aliado a prazos de entrega rápidos. Se o que pretende é um serviço profissional, garantido por especialistas, não hesite em contactar-nos.