Tudo o que precisa de saber sobre a criação de uma empresa nos EUA

Pretende abrir uma empresa nos EUA e viver o sonho americano? Um restaurante em Nova Iorque, uma padaria em São Francisco, uma loja de pronto-a-vestir em Los Angeles, uma «start-up» em Miami... Devido à sua influência internacional, ao seu dinamismo e à sua atracção global, as oportunidades para os empreendedores de todo o mundo são inúmeras nos EUA. Saiba de que forma o seu projecto de criação de uma empresa nova do outro lado do Atlântico pode ser bem-sucedido.

 

Por que razão deve abrir uma empresa nos EUA?

Os empreendedores de todos os estratos sociais terão muitas vantagens em desenvolver uma actividade empresarial nos EUA. A seguir, apresenta-se uma lista de várias boas razões para se criar uma empresa nos EUA:

O espírito empreendedor é forte

Com um ambiente decididamente amigo do sector empresarial, os EUA são O destino de excelência do empreendedorismo. Independentemente do seu projecto, este país apresenta um ambiente empresarial rico, dinâmico e inovador.

Segundo um estudo francês, que procedeu à comparação do ecossistema em 75 cidades de todo o mundo, cinco metrópoles americanas encontram-se entre as dez principais cidades do mundo em matéria de empreendedorismo: Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles, Boston e Chicago.

É rápido e fácil criar empresas

Embora este aspecto possa variar de acordo com estatuto jurídico escolhido, geralmente, a criação de uma empresa nos EUA é relativamente simples e fácil, mesmo para quem não é residente. Além disso, em certos Estados, a tributação das empresas apresenta vantagens especiais.

Um mercado de grandes dimensões

Quando se cria uma empresa nos EUA, passa-se a ter acesso a cerca de 329,5 milhões de clientes potenciais nos 50 Estados que abrangem mais 9834 milhões de quilómetros quadrados. Terá o benefício de uma grande rede de parceiros, uma mão-de-obra qualificada e um grande número de oportunidades num leque diversificado de sectores empresariais de elevado desempenho.

A economia é estável e dinâmica

Na qualidade de segunda maior economia do mundo em 2021, a seguir à China, os EUA são um mercado estável, sólido e confiável para os investidores estrangeiros. Além disso, o dólar é uma moeda forte e valorizada em todo o mundo.

Rampa de lançamento do desenvolvimento internacional

Face ao seu alcance internacional e diversidade cultural, o país serve igualmente de rampa de lançamento ideal do desenvolvimento internacional.

 

O que é necessário para se criar uma empresa nos EUA?

Apesar deste grande número de vantagens, a criação de uma empresa nos EUA é uma tarefa complexa, sendo necessário cumprir várias diligências trabalhosas:

Saiba mais sobre o mercado interno

Se não houver um conhecimento adequado sobre o mercado interno, a actividade empresarial nos EUA pode envolver muitos riscos. É por essa que razão que o primeiro passo deverá ser a realização de um estudo de mercado minucioso sobre:

  1. Procura dos clientes: hábitos de consumo, cultura, expectativas dos consumidores, etc. É preciso ter em mente que as normas culturais e as necessidades dos consumidores nos EUA serão diferentes dos clientes do seu país de origem. Embora a sua ideia possa ter muita pertinência nos mercados europeus, isso não será necessariamente assim no que respeita ao mercado americano!
  2. A concorrência e a sua oferta: analise as ofertas dos concorrentes directos e indirectos na área em que pretende estabelecer-se e a quota de mercado que ocupam. De que forma pode marcar a diferença?
  3. O mercado interno: que novas tendências estão presentes no sector? Conceitos inovadores? Oportunidades a aproveitar?
  4. Normas legais e procedimentos administrativos: a criação de uma empresa nos EUA favorece o seu sector de actividade? Que desafios se deve ter em conta antes da criação de uma empresa?

Defina a sua estratégia e escolha o local

Depois de concluído o estudo de mercado, será possível elaborar um plano de negócios e definir a estratégia económica e comercial da sua empresa.

Para o efeito, tem de levar em conta o financiamento necessário, as diligências administrativas e jurídicas a realizar, a legislação local, o estado do mercado interno e a estratégia de comunicação que é necessário implementar, etc.

Além disso, será necessário escolher a cidade e o bairro mais adequados para a criação da sua empresa.

Escolha do estatuto legal

Outra diligência importante antes de se criar uma empresa nos EUA é a escolha do estatuto legal mais adequado da sua empresa. Nos EUA, há cerca de 15 estatutos legais diferentes de empresas. A seguir, apresenta-se as três mais conhecidas:

  • Sociedade Unipessoal: é equivalente ao estatuto de auto empreendedor. A sua criação e gestão são relativamente simples, sendo a opção ideal para os proprietários que criam a sua própria empresa.
  • Sociedade Anónima («LLC»): trata-se de uma solução muito popular e preferida devido à sua flexibilidade, facilidade de criação e taxas de tributação atraentes. A responsabilidade pessoal dos sócios limita-se ao valor das suas entradas e poderá ter de pagar apenas IRS (e não IRC). É transparente em matéria fiscal e proporciona uma taxa de tributação favorável, com um número ilimitado de membros da empresa.
  • Sociedade “C”: é constituída por um ou vários accionistas cuja responsabilidade está limitada ao valor das suas entradas. Está sujeita ao imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC).

A escolha do estatuto legal da sua empresa nos EUA dependerá de vários critérios como o tipo de actividade empresarial, a sua capacidade financeira, o número de sócios, as suas perspectivas de desenvolvimento, etc., mas também no Estado em que pretende criar a empresa. De facto, as formas jurídicas podem ser diferentes entre os diversos Estados.

Além disso, pode optar por criar uma franquia americana ou adquirir uma empresa local.

Requerer um visto

Para abrir uma empresa nos EUA, é obrigatório obter-se um visto. Os investidores podem obter os designados vistos E (o visto de Comerciante -E1- e o visto de Investidor -E2). Estes vistos destinam-se aos investidores que pretendem adquirir ou criar uma empresa em território dos EUA. Os vistos E1 e E2 destinam-se a cidadãos dos países que celebraram tratados comerciais com os EUA.

Embora estes vistos não sejam de emigração, podem ser renovados indefinidamente, contanto que a empresa continue a apresentar lucros. Têm uma validade de cinco anos. Para obter informações sobre as diligências necessárias e as condições que é preciso cumprir para obter estes vistos, visite o sítio Web da Embaixada dos EUA no seu país de origem.

Obter apoio no estabelecimento nos EUA

Há muitas organizações que podem ajudá-lo a criar uma empresa nos EUA, pelo que deve pensar em entrar em contacto com a Câmara de Comércio e Indústria no seu país de origem.

Além disso, terá de contactar um revisor oficial de contas e obter aconselhamento de um notário ou advogado com especialização na criação de empresas nos EUA.

Finalmente, se viver num país onde a língua não é inglesa ou se não dominar correctamente o inglês, tenha em mente que precisa de contactar uma agência de traduções fiável que procederá à tradução dos documentos de que precisa para criar a sua empresa nos EUA. Na Alphatrad, disponibilizamos tradutores profissionais especializados e com experiência para a realização da tradução de qualquer tipo de documentos (documentos jurídicos, financeiros, de marketing, sítios Web, traduções juramentadas dos seus documentos oficiais, etc.).

 

Em que cidades poderá ponderar a criação da sua empresa?

Os EUA dispõe de um grande número de cidades atraentes, dinâmicas e orientadas para o exterior onde pode abrir a sua empresa, incluindo, entre outras:

  • Los Angeles e São Diego, Califórnia
  • Seattle
  • Nova Iorque
  • Miami, Florida
  • Washington
  • Chicago, Illinois,
  • Houston, Texas
  • Charlotte, Carolina do Norte...

Logicamente, a escolha da cidade para sediar a sua empresa dependerá das suas preferências pessoais em matéria do local onde gostaria de viver, etc. Além disso, deve ter em conta os sectores de crescimento locais, o custo de vida local e a economia local.

Além disso, deve abordar as questões relacionadas com os regulamentos locais relativos à criação de empresas e à tributação local. Por exemplo, em certos Estados como Nevada, Delaware e Florida, o imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas é muito baixo.

 

Quais são os sectores de crescimento nos EUA?

Nos EUA, há um grande leque de sectores económicos, a saber:

  • Biotecnologia
  • Tecnologia financeira
  • Indústria agro-alimentar
  • Automóvel
  • Telecomunicações
  • Turismo
  • Imobiliário
  • Agricultura
  • Digital
  • Aeronáutica
  • Energia limpa.

Todavia, os sectores de actividade mais favoráveis dependem, acima de tudo, da área onde se encontra. Assim, deve investigar as oportunidades que estão disponíveis no Estado ou cidade onde pretende criar a sua empresa.

Solicite um orçamento gratuito

E receba uma proposta em poucas horas

  1. Indique o serviço pretendido
  2. Obtenha um orçamento
  3. Confirme e receba a sua encomenda

Respostas às perguntas sobre a criação de uma empresa nos EUA

Se procura uma ideia para criar uma empresa nos EUA, tenham em consideração que tudo o que estiver relacionado com o sul da Europa ou Escandinávia é especialmente muito popular no mercado americano. Assim, deve pensar em importar «know-how» italiano, espanhol, dinamarquês, etc. (moda, vinhos, artigos de luxo, gastronomia, cultura, etc.). Entre os sectores de crescimento estão ciências, TI, produtos orgânicos, serviços digirais (comércio electrónico, inteligência artificial, cibersegurança, etc.), tecnologia financeira, energias renováveis, etc.

Para abrir uma LLC nos EUA, será necessário:

  • Requerer um visto e obter um endereço da residência nos EUA
  • Escolher uma firma para a sua LLC e verificar se está disponível
  • Nomear um agente registado (trata-se de uma pessoa que intervém como intermediário no caso de litígios)
  • Elaborar os documentos de apoio necessários, redigir o contrato de exploração e apresentar os documentos no organismo administrativo pertinente no Estado em questão
  • Obter o seu «EIN» (número de identificação de empregador)
  • Abrir uma conta bancária num banco dos EUA

Para simplificar estes procedimentos, pode recorrer a um notário ou escritório de advogados.