Fazer negócios na Finlândia: como iniciar o processo?

País nórdico que se destaca pela sua elevada qualidade de vida, prosperidade económica e espírito inovador, a Finlândia está repleta de atracções para os empresários(as) estrangeiros(as). Já pensou em lançar ou fazer negócios na Finlândia? A seguir, apresentamos os nossos conselhos para que prepare devidamente o seu projecto.

 

Por que motivo fazer negócios na Finlândia?

<>A Finlândia apresenta numerosas oportunidades para quem pretende fazer negócios ou encontrar um emprego nesse país. A sua economia, que tem por base principalmente a livre iniciativa e a propriedade privada, figura no topo da maioria das tabelas internacionais de avaliação da competitividade das empresas. Designadamente, o país classificado no primeiro lugar devido aos seus desempenhos económicos e à sua qualidade de vida pelo Legatum Prosperity Index, que mede a prosperidade dos países de todo o mundo.

 

À semelhança de numerosos países nórdicos, a qualidade de vida na Finlândia é excelente e este país reúne todas as condições para promover a implantação e o êxito das empresas. Altamente industrializada, o PIB por habitante ascende a 55 217 $ na Finlândia (Fonte: dados do Banco Mundial), abrigando o país 8 milhões de habitantes.

Os europeus que pretendem fazer negócios na Finlândia encontrarão no país uma mão-de-obra altamente qualificada, uma conjuntura favorável às «start-ups» e um mercado dinâmico. Paralelamente, este país, membro da União Europeia, acolhe extremamente bem os investidores e trabalhadores estrangeiros e fomenta a sua vinda, o que é positivo para a economia

Informação útil: para poder residir na Finlândia por um período superior a 3 meses (cidadão da UE), é necessário registar o seu direito de residência. Os cidadãos de um país não membro da UE ou não nórdico devem obter uma autorização de residência com base na iniciativa empresarial.

 

Em que sector investir na Finlândia?

A Finlândia distingue-se pelo seu desenvolvimento de tecnologias de ponta e sua promoção activa de «start-ups» nos seguintes domínios:

  • Tecnologias da Informação e comunicação (TIC);
  • Tecnologias próprias e biotecnologias;
  • Tecnologias de nova geração de uma forma geral, relativamente às quais a Finlândia é um acelerador de primeiro plano.

O país é igualmente competitivo no sector industrial. Na realidade, trata-se de um dos maiores exportadores de produtos à base de madeira do mundo (Fonte: EU Parlement News) e a indústria madeireira desempenha um papel importante no mercado do emprego finlandês. Os outros sectores industriais dinâmicos na Finlândia são a indústria metalúrgica (o país tem reservas de minerais), de engenharia, electrónica e telecomunicações. Paralelamente, a feira das indústrias metalúrgicas e de engenharia, Teknologia, é um acontecimento anual que reúne muitos profissionais desta área em Helsínquia.

 

Que diligências devem ser feitas para constituir uma empresa na Finlândia?

Estudar o mercado local

Negócio relacionado com o sector industrial, «start-up» ou investimento financeiro... Independentemente da forma do projecto que um europeu leve para a Finlândia, a realização de um estudo de mercado e de um plano de negócios constitui uma etapa de investigação prévia fundamental para se abrir um negócio na Finlândia.

Estudo de mercado

O estudo de mercado abrange vários aspectos importantes, a saber:

  • A avaliação da concorrência e a sua quota de mercado;
  • A identificação do alvo do negócio a criar;
  • A identificação dos pontos fortes e fracos da futura empresa finlandesa;
  • A identificação das oportunidades e ameaças que o projecto de negócio envolve;
  • A análise exaustiva do enquadramento do projecto (quadro político e socioeconómico, quadro jurídico, desafios colocados pelos regulamentos relativos ao comércio, desafios tecnológicos, climáticos, etc.).

Plano de negócios

Além disso, o plano de negócios é um elemento fundamental de um projecto de investimento ou de constituição de uma empresa na Finlândia. Designadamente, este documento pode incluir os seguintes elementos:

  • O programa de investimento, que descreve as despesas necessárias para implementar o projecto;
  • O resultado previsional (receitas e despesas esperadas);
  • As opções de financiamento possíveis, como o autofinanciamento ou os empréstimos bancários;
  • O plano de tesouraria previsional, que detalha os fluxos de caixa esperados numa base mensal durante um ano;
  • O balanço previsional, que apresenta uma visão da situação financeira prevista;
  • O limiar de rendibilidade do projecto (nível de receitas necessário para cobrir os custos e atingir o ponto de equilíbrio).

Obter financiamentos

Antes de criar o seu negócio na Finlândia, é fundamental conhecer as soluções de financiamento possíveis no país:

  • A obtenção de um empréstimo bancário junto de um banco finlandês, o que exige a apresentação de um processo sólido;
  • A obtenção de uma garantia de empréstimo por via da agência Finnvera, sociedade de financiamento detida pelo Estado finlandês;
  • Um subsídio de arranque (Starttiraha), pago pelo governo finlandês. O subsídio de arranque pode ser requerido para lançar o seu negócio na Finlândia, com vista a ir ao encontro das necessidades de financiamento da sua actividade que ascende a 750 EUR por mês num período de 6 a 12 meses. Entre as condições de obtenção desta ajuda ao financiamento à empresa constam o facto de se ser empresário a tempo inteiro e a obrigação de se registar como residente na Finlândia.

Recorrer a profissionais

Na Finlândia, qualquer pessoa pode beneficiar de aconselhamento gratuito no domínio do empreendedorismo, por via de vários organismos, a saber:

  • Centros de ajuda às novas empresas.
  • Centros ELY (para o desenvolvimento económico, transportes e ambiente).
  • Agências TE (para o emprego e actividades económicas).
  • Yritys-Suomi, portal online a que as empresas na Finlândia podem ter acesso.

Na realidade, estes organismos podem disponibilizar apoio e aconselhamento aos empresários com vista ao lançamento ou aquisição de um negócio na Finlândia. Paralelamente, os cidadãos europeus podem recorrer à Câmara de Comércio para receber aconselhamento na Finlândia.

Por um lado, fazer negócios na Finlândia ou encontrar um emprego pode exigir os serviços de uma agência de tradução, para confiar a tradução dos documentos necessários à constituição da empresa e à implantação no país. Traduções juramentadas, documentos jurídicos, legais, financeiros, de marketing, tradução de sítios Web, etc. Na Alphatrad, as nossas equipas de tradutores profissionais prestam serviços nos sectores de especialização muito diversificados. Com traduções para finlandês e numerosas outras línguas, a nossa agência faz o seu acompanhamento nos seus intercâmbios multilingues para fazer negócios na Finlândia ou para acompanhá-lo(a) a candidatar-se a um emprego.

Solicite um orçamento gratuito

E receba uma proposta em poucas horas

  1. Indique o serviço pretendido
  2. Obtenha um orçamento
  3. Confirme e receba a sua encomenda

As nossas respostas às suas perguntas sobre a criação de um negócio na Finlândia

Com uma mão-de-obra altamente qualificada e infra-estruturas de alta qualidade, a Finlândia proporciona excelentes perspectivas em matéria de desempenho económico e comercial. Na qualidade de membro da União Europeia (UE) e da área do euro, a Finlândia disponibiliza um acesso estratégico ao mercado europeu e é particularmente acessível aos empresários europeus.

Entre os investimentos de grande potencial na Finlândia estão as indústrias de fabrico de madeira, metal, engenharia, electrónica e telecomunicações. Além disso, a Finlândia destaca-se pelos seus avanços tecnológicos e o seu apoio às «start-ups» em TIC, tecnologias limpas e biotecnologia.

É possível medir-se a riqueza da Finlândia não apenas pela sua situação política e económica estável, mão-de-obra altamente qualificada, altíssima qualidade de vida, permanente inovação tecnológica, mas também pelos seus inúmeros recursos naturais (florestas, reservas de minerais como cobre, ouro, níquel, zinco, etc.).