Que línguas são faladas no Luxemburgo?

País de pequenas dimensões da Europa ocidental, o Luxemburgo, igualmente conhecido por Grão-Ducado, é um Estado multilingue muito cosmopolita. Que línguas são faladas no Luxemburgo? Em que contexto cada uma das línguas deve ser utilizada? Panorâmica sobre a situação linguística do Grão-Ducado.

 

Luxemburgo, um país multilingue

Existem três línguas oficiais no Luxemburgo: francês, alemão e luxemburguês. Esta última, língua nacional do Luxemburgo, só foi reconhecida como tal em 1984.

Paralelamente, são bastante faladas outras línguas no país como o italiano, inglês e português, assim como línguas nórdicas e eslavas. Este facto é explicado pela forte presença de residentes estrangeiros, que representam quase metade da população total do Grão-Ducado.

A situação geográfica do país, que se encontra no coração da Europa e faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha, contribuiu fortemente para reforçar este multilinguismo.

 

As línguas faladas no Luxemburgo segundo o contexto

No Luxemburgo, a escolha da língua a utilizar varia de acordo com o contexto (âmbito privado, profissional, meios de comunicação, turismo, etc.). A seguir, apresenta-se uma visão geral sobre as línguas utilizadas em diferentes situações:

As línguas faladas no Luxemburgo no dia-a-dia

No Luxemburgo, a língua mais utilizada no dia-a-dia é o francês, a lingua franca do país, seguindo-se o inglês, alemão e luxemburguês. Designadamente, o francês tem predominância no comércio a retalho, supermercados, restaurantes e cafés. Porém, no âmbito privado, em casa, a língua mais falada é o luxemburguês (utilizada por 57 % da população em casa), seguindo-se o francês (22 %), português (22 %), alemão (5 %) e inglês (5 %). - Fonte: Statista.

As línguas faladas no mundo laboral

No contexto profissional, o francês continua a ser a língua de comunicação principal. Porém, o inglês é mais utilizado em certos sectores e organizações internacionais. Designadamente, trata-se de uma língua muito utilizada no sector bancário, industrial, financeiro, assim como no comércio internacional e no seio das instituições europeias, etc. No sector da construção, hotelaria, manutenção e limpeza, o português é igualmente utilizado. Na realidade, o Luxemburgo alberga uma comunidade portuguesa muito grande (14,5 % da população total do país tem nacionalidade portuguesa, de acordo com o sítio Web oficial do Estado Luxembourg-public.lu). Finalmente, no sector da política, o luxemburguês predomina na oralidade e o francês prevalece na escrita.

A língua da administração no Luxemburgo

No Luxemburgo, as interacções de carácter administrativo podem ser realizadas em francês, alemão ou luxemburguês, de acordo com o previsto na lei de 1984 sobre a utilização das línguas. Porém, os actos legislativos devem ser redigidos exclusivamente em francês. Na realidade, a nível jurídico, apenas a língua francesa faz fé na administração pública.

As forças da ordem e os serviços de emergência (polícia, bombeiros, etc.) falam correntemente francês, luxemburguês e alemão, pelo menos. Além disso, no âmbito de um processo judicial, qualquer pessoa notificada a comparecer terá a liberdade de falar na língua da sua preferência.

As línguas no sector turístico, cultural e associativo

Todas as línguas são utilizadas no sector turístico no Luxemburgo. Nos museus, monumentos e locais turísticos, os turistas poderão, por isso, expressar-se em inglês, alemão, francês ou noutras línguas.

No cinema, os filmes são exibidos na sua versão original com legendas em alemão ou francês, ou dobrados numa destas duas línguas. No que se refere às peças de teatro, são representadas em várias línguas (luxemburguês, alemão, inglês, francês, português, etc.).

As línguas ensinadas na escola no Luxemburgo 

Durante toda a sua escolaridade, os alunos luxemburgueses aprendem a praticar, pelo menos, três línguas estrangeiras (luxemburguês, francês, alemão, inglês, italiano, etc.). No ensino, o luxemburguês é a língua mais utilizada, seguindo-se o francês, inglês e alemão. 

As línguas dos meios de comunicação social

As estações de televisão e de rádio no Luxemburgo exprimem-se em luxemburguês. Porém, há programas que utilizam outras línguas: francês, inglês, português, italiano, etc. No que respeita à imprensa escrita utiliza preferencialmente o alemão e, por vezes, o francês. Em contrapartida, o luxemburguês é muito pouco utilizado.

 

Para ajudá-lo a navegar entre as várias línguas faladas no Luxemburgo, apresentamos-lhe serviços de tradução especializados (tradução jurídica, médica, comercial, marketing, etc., num grande leque de línguas, entre as quais o luxemburguês, francês, inglês, alemão, português, italiano, etc. Para saber mais, não hesite em entrar em contacto com os nossos serviços.

Solicite um orçamento gratuito

E receba uma proposta em poucas horas

  1. Indique o serviço pretendido
  2. Obtenha um orçamento
  3. Confirme e receba a sua encomenda

As nossas respostas às suas perguntas sobre as línguas faladas no Luxemburgo

O Grão-Ducado tem três línguas oficiais: francês, alemão e luxemburguês. Estas são as línguas principais do Luxemburgo. O francês é principalmente utilizado no contexto profissional e nos actos administrativos. O alemão é utilizado designadamente nos meios de comunicação social. No que respeita ao luxemburguês, é utilizado maioritariamente no âmbito privado. 

A língua mais falada no Luxemburgo é o francês. É utilizada por 98 % da população, seguindo-se o inglês (80 %), alemão (78 %) e luxemburguês (77 %) - Fonte: Luxembourg.public.lu. Os residentes no Luxemburgo que pretendam aprender uma destas línguas podem frequentar cursos no Instituto Nacional de Línguas do Luxemburgo (INLL).

Para agradecer a uma pessoa no Luxemburgo, deve utilizar a expressão «Villmols Merci». O seu interlocutor responderá «Keng Ursaach» (= «de nada») ou «Gär geschitt» (= «não tem de quê»). Língua frâncica, o luxemburguês aproxima-se muito do alemão e do neerlandês. Além disso, contém algumas palavras do francês.