O mercado alemão da robótica industrial

Em matéria de produção de robôs industriais, a Alemanha é um mercado estratégico fundamental:

> 1.º produtor europeu (3 mil milhões de euros em 2013)

> 3.º parque de robôs a nível mundial: na Alemanha, entre 2005 e 2012, o número de robôs instalados passou de 126 000 para 161 988. Em 2014, havia 282 robôs por 10 000 operários da indústria.


Atualmente, a indústria alemã está mobilizadíssima num vasto programa de modernização com impacto direto na fileira robótica, numa importante taxa de renovação do parque existente. A indústria 4.0 está em andamento!

Segundo um estudo da PwC, nos próximos cinco anos as empresas alemãs investirão 3,3 % do seu volume de negócios anual na indústria 4.0, o que representa aproximadamente 40 mil milhões de euros por ano.

Finalmente, há outros setores que estão cada vez mais a ocupar um lugar nas carteiras de encomendas dos especialistas em automação e robótica, com novas expectativas, novas restrições, e, desse modo, vão fazer avançar este segmento (crescimento anual superior a 10 %). Trata-se de robótica de serviço: robótica colaborativa, médica, logística, de agricultura, segurança, etc.

A indústria alemã procura permanentemente fatores externos de competitividade, pelo que, as empresas europeias  que oferecem soluções inovadoras devem beneficiar desta dinâmica.

 

A nossa equipa comercial está ao seu dispor para analisar os seus projetos de tradução no âmbito do mercado alemão. Dispomos igualmente de delegações na Alemanha, Áustria e Suíça.

 

Algumas ligações úteis:

  • VDMA - Verband Deutscher Maschinen und Anlagenbau e.V. (Federação dos Construtores de Máquinas e Equipamentos, www.vdma.de)
  • VDW – Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken (Associação dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta, www.vdw.de)
  • ZVEI – Zentralverband Elektrotechnik- und Elektronikindustrie e .V. (Federação da Indústria Eletrónica e Eletrotécnica, www.zvei.de)
  • IFR – International Federation of Robotics (Federação Internacional da Robótica, www.ifr.org)