Exportar para a Ásia: como se lançar no mercado asiático?

Exportar para a Ásia representa optar por um investimento promissor para as empresas europeias, que têm assim ao seu alcance um mercado em plena expansão, com países emergentes como o Vietname e a Índia, mas também a China e o Japão, respectivamente a segunda e terceira maiores economias mundiais em termos de PIB, depois dos Estados Unidos (Fonte: Statista). Tracemos agora uma panorâmica sobre os principais passos a dar para se lançar no mercado asiático.

 

Porquê exportar para a Ásia?

São múltiplas as razões que podem contribuir para que queira expandir o seu negócio para o continente asiático:

  • A economia do continente asiático está em franca expansão e abrange muitos países emergentes cujo PIB não pára de crescer;
  • A importação de produtos europeus goza de uma certa popularidade na Ásia, já que, para muitos, corresponde a uma garantia de qualidade e prestígio;
  • Segundo o site da World Stats, a Ásia, que é o continente com o maior número de internautas, conta com 2,8 mil milhões de utilizadores, factor que a torna particularmente propícia para o desenvolvimento do comércio eletrónico (e-commerce).

 

Como exportar os seus produtos para a Ásia?

Eis alguns passos-chave a seguir para ter êxito na exportação dos seus produtos para a Ásia:

Saiba mais sobre o mercado asiático

Antes de considerar exportar os seus produtos para a Ásia, convém estudar cuidadosamente o mercado asiático, definir os países-alvo e compreender o dinamismo económico de cada região envolvida no projeto.

A verdade é que cada país tem o seu próprio ecossistema económico e a procura pode variar drasticamente, dependendo do tipo de produtos que se propõe exportar. Assim, a Tailândia, o Vietname e a Malásia são os países asiáticos que mais importam  cosméticos e perfumes made in Europe. Outros, porém, como a Indonésia, importam principalmente produtos informáticos, electrónicos e ópticos. Outros ainda, como o Japão, são amantes de produtos dos sectores agroalimentar e de luxo.

Adaptar a oferta a cada país asiático visado

Para ter êxito na exportação dos seus produtos para a Ásia, é necessário adaptar a sua oferta de produtos aos clientes locais. Os gostos dos consumidores e os seus hábitos de consumo variam de país para país. Por conseguinte, para conseguir seduzir o mercado asiático, o vendedor deve saber adaptar a oferta destinada à exportação. Na reavaliação da oferta, há ainda que considerar o custo e a viabilidade do transporte.

Adaptar a sua comunicação em função do país-alvo na Ásia

O tipo de marketing aplicado deve também ser adaptado em função do país-alvo, porque os códigos da publicidade e da comunicação diferem muitíssimo de uma região para outra. Quem gere uma campanha (seja de uma start-up, uma PMI, uma PME, etc.) pode obter ajuda de especialistas de marketing e estabelecer uma estratégia de comunicação personalizada para a exportação dos seus produtos para a Ásia.

Encontrar um tradutor profissional

As diferenças culturais e as barreiras linguísticas podem dificultar o intercâmbio entre o empresário europeu e os seus parceiros de negócios na Ásia. É por isso que é essencial  recorrer aos serviços de um tradutor profissional, a fim de poder não só comunicar eficazmente com os agentes comerciais dos países importadores, mas também saber como cumprir com os requisitos das instâncias locais, no que se refere aos procedimentos administrativos, bancários, fiscais, etc.

A nossa agência de tradução Alphatrad coloca à sua disposição um amplo leque de tradutores profissionais especializados, de e para todas as línguas asiáticas (Mandarim, Cantonês, Japonês, Taiwanês, Tailandês...).

 

Para onde exportar na Ásia?

Vejamos agora quais os países da Ásia mais propícios para a exportação dos produtos da sua empresa:

China

Sendo a segunda maior economia mundial e a principal potência económica da Ásia, a China constitui inevitavelmente uma reserva incontornável de oportunidades para os empresários europeus.

Taiwan

A economia de Taiwan é estável, tendo mesmo registado um pico de crescimento em 2020, com +3,11% de PIB, o que faz deste território um destino seguro para os produtos exportados pelos empresários europeus.

Tailândia

Tendo experimentado um rápido desenvolvimento económico ao longo da última década, a Tailândia é um país de futuro para os exportadores internacionais.

Coreia do Sul

A abertura comercial deste país, bem como o seu dinamismo económico, são um verdadeiro tesouro para a exportação.

Hong Kong

A atração dos habitantes de Hong Kong pelos produtos europeus abre as portas a oportunidades de negócio incontornáveis para as empresas europeias.

Vietname

Com um crescimento económico estável, cerca de +6% de PIB por ano, o Vietname é um país do futuro para os actores do import-export.

Malásia

Caminhando a passos largos para se tornar um país de rendimento elevado, a Malásia beneficia de um crescimento económico fulgurante. O mercado malaio representa, portanto, uma aposta segura para as empresas que pretendam expandir a sua oferta.

Índia

O rápido desenvolvimento económico deste país levou ao surgimento de uma classe média importante e de um mercado de consumo em constante expansão.

Indonésia

Principal economia da região do Sudeste Asiático, a Indonésia é um excelente candidato para quem se pretenda lançar no mercado asiático.

Japão

Este é um país bem conhecido dos investidores europeus. O sucesso das trocas comerciais entre a Europa e o Japão não enfraquece, e o País do Sol Nascente, tal como é apelidado, é um dos países asiáticos para onde exportar.

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As nossas respostas às suas perguntas sobre exportação para a Ásia

A exportação dos seus produtos para o mercado asiático constitui a uma excelente oportunidade de investimento para as empresas internacionais. A Ásia é, efectivamente, uma região do mundo em plena expansão, com muitos países emergentes, numa procura constante de produtos importados, em especial quando provenientes da União Europeia.

Como segunda maior economia mundial, a China está em constante desenvolvimento e conta com uma população de 1,4 mil milhões de habitantes. O mercado chinês é um mercado de consumo muito vasto, propício ao empreendedorismo. Por conseguinte, é especialmente atractivo para os exportadores que pretendam expandir a sua base de clientes e desenvolver os seus negócios a nível internacional.

A exportação de produtos para o estrangeiro permite aumentar o seu volume de negócios e alargar substancialmente a sua oferta. Para que tenha êxito na exportação dos seus produtos, é preciso conhecer o mercado, adaptar a sua oferta, se necessário, ter uma boa relação com os seus parceiros locais e comunicar mais facilmente, recorrendo à ajuda de tradutores profissionais especializados.