Saiba como planear a sua presença numa feira no estrangeiro

Os sete passos adiante indicados asseguram que até as pequenas e médias empresas podem ter uma presença bem-sucedida no estrangeiro:

1. Identificar o mercado externo.

Qual o mercado de exportação verdadeiramente interessante para a nossa empresa? As informações e os dados actuais sobre as diferentes regiões económicas no mundo devem ser analisados de modo exaustivo.

2. Desenvolver a estratégia para a feira.

Devem ser definidos os objetivos: Explorar as possibilidades de exportação ou aprofundar os contactos com os clientes? Testar a aceitação dos produtos ou apresentar novidades? A estratégia define o tipo de apresentação.

3. Pesquisar sobre a feira adequada no estrangeiro.

As bases de dados online sobre feiras contêm informações detalhadas sobre inúmeras feiras e exposições internacionais.

4. Verificar a possibilidade de expor em stand coletivo.

Desde a preparação da feira, passando pela execução do stand até ao acompanhamento profissional ao longo de todo o evento, a participação num pavilhão coletivo apresenta inúmeras vantagens.

5. Preparar a apresentação na feira.

Após a inscrição, a entidade organizadora entrega aos participantes da feira listas de verificação detalhadas e agendas adaptadas às práticas específicas dos países e da feira. Caso pretenda viajar e ter alojamento económico, será necessário reservar o voo e o hotel com a devida antecedência.

6. Controlo de custos.

Para o stand: área, construção, ligação e consumo de eletricidade, ligação telefónica e à internet, decoração, pessoal, brindes promocionais, restauração, cartões de visita, crachás. Para os materiais de exposição: transporte e embalagem, gráficos, folhetos, tabelas de preço. Para a viagem: voos e deslocações, cartão Visa, vacinas, dinheiro em numerário para as despesas diárias, hotel e custos inerentes à comunicação. Traduções profissionais de folhetos e das tabelas de preços para a língua do país e para inglês.

7. Prever imprevistos.

No estrangeiro, nem tudo corre como previsto. Deve reservar uma margem para imprevistos de modo a poder reagir de modo honroso a eventuais surpresas. Assim, em vez de chegar à feira no dia do início da feira, é melhor chegar antes e verificar se tudo está conforme o previsto.