Tradução em arménio: tudo o que precisa de saber

O arménio é uma língua muito antiga, que se distingue pelo seu alfabeto único e pelas suas numerosas especificidades linguísticas. Hoje, a tradução de textos em arménio é particularmente interessante, especialmente tendo em conta a grande diáspora de arménios no mundo inteiro.

 

Arménio: as origens e especificidades da língua

A Arménia, uma antiga república soviética, está situada na região do Cáucaso, na Ásia Ocidental. O país foi outrora dividido entre o Império Otomano e a Rússia, dando origem a duas variantes da língua:

  • Arménio Oriental: a língua oficial da República da Arménia, também utilizada nas comunidades arménias da Rússia e do Irão.
  • Arménio Ocidental: esta variante é sobretudo falada pela diáspora arménia ocidental. No entanto, esta língua está hoje em forte declínio.

O armênio é uma das vertentes da família das línguas indo-europeias. Trata-se de uma língua isolada (ou isolamento linguístico), uma vez que o arménio não pode ser associado a nenhuma outra língua viva. Arménio antigo, ou Arménio clássico (também conhecido como Grabar), remonta, na forma escrita, ao século V. 

O arménio é uma língua complexa com o seu próprio alfabeto de 38 caracteres. Tal como o grego antigo e algumas línguas germânicas, o arménio também tem muitas especificidades linguísticas relacionadas com a sua pontuação, gramática, conjugação...

 

Porquê traduzir textos em arménio?

O arménio é hoje falado por quase 3 milhões de locutores dentro do país, e por quase 2 milhões de locutores dentro dos países da ex-URSS.

A Arménia, que beneficia de uma localização geográfica única no cruzamento entre a Ásia e a Europa, faz também fronteira com a Geórgia a norte, o Azerbaijão a leste, o Irão a sul e a Turquia a oeste.

Com os seus 3,4 milhões de habitantes, a Arménia é o lar de residentes de quase 20 nacionalidades diferentes, incluindo georgianos, russos, ucranianos, alemães, sírios, etc. Há também entre 2 e 3 milhões de arménios que imigraram para os Estados Unidos, a Europa e muitos países do Médio Oriente.

 

A Alphatrad Portugal fornece-lhe tradutores arménios nativos, capazes de traduzir todo o tipo de textos para o arménio a partir de cerca de 100 línguas, e vice-versa. Todos estes profissionais trabalham na sua língua materna, para lhe garantir um resultado de alta qualidade, seja qual for o seu sector de actividade, o tipo de tradução (marketing, jurídica, médica, técnica, audiovisual, etc.).