Energia nuclear: Em que país se situa a maioria das centrais nucleares?

A maioria das pessoas associa Chernobyl e Fukushima aos maiores acidentes com centrais nucleares da história. As catástrofes têm consequências com um grande impacto no futuro e, embora cada vez mais vozes se levantem após uma rápida recuperação energética, as baterias nucleares continuam a ser um fornecedor de energia indispensável. Mas em que países existem reatores operacionais e onde se situa a maior parte deles?

 

99 centrais nucleares abastecem os EUA

Num só local podem ser operados vários reatores e cada um deles é contado na síntese geral seguinte. Não é de surpreender que, em 2017, a Associação Nuclear Mundial tenha colocado os EUA no topo da sua mais recente lista das centrais nucleares. No vasto país das possibilidades ilimitadas existem 99 reatores operacionais, num total de 56 locais, para suprir as necessidades energéticas. Surpreendentemente, ocupa o segundo lugar um país relativamente pequeno, porque os franceses cobrem as suas necessidades de eletricidade com 58 reactores.

No Japão são utilizadas 42 centrais nucleares e na China 36 reactores estão ligados à rede de abastecimento. A Rússia tem 35 centrais nucleares, apenas menos uma que a China, e a Coreia do Sul continua com uma pequena lacuna, com apenas 25 reatores operacionais. A Índia (22), o Canadá (19), a Ucrânia (15) e o Reino Unido (15) ocupam as posições de 7 a 10 no ranking dos países com mais centrais nucleares. Na Suécia, 9 centrais nucleares continuam a apoiar o fornecimento energético e, na Alemanha estão em funcionamento 8 reatores, que abastecem de eletricidade a indústria e as famílias.

 

O fornecimento energético exige uma cooperação global

É indiscutível que a energia nuclear traz consigo muitos problemas a longo prazo. O fornecimento à indústria e aos agregados familiares, através de fontes de energia renováveis, tem vindo a crescer de forma constante ao longo dos anos e sobretudo a cooperação internacional em muitos projetos tem ajudado a resolver problemas pendentes. A nossa agência de tradução apoia empresas que estão ativas em todo o mundo e tem também o maior gosto em assegurar uma boa comunicação consigo. Teremos o maior prazer em responder aos seus pedidos.