Desconectar-se do mundo? Ainda pode utilizar estas aplicações de tradução offline!

Google Translate

Disponível: iOS | Android

Praticamente toda a gente conhece o Google Translate! A aplicação móvel é fantástica, tanto online como offline. É tão ubíqua que é a primeira e última aplicação que a maioria das pessoas pensa utilizar para traduzir.

Línguas Disponíveis

Com a aplicação Google Translate, pode optar por traduzir de e para 103 línguas diferentes. No entanto, apenas com ligação à Internet.

Quando a utiliza offline, tem de descarregar individualmente cada pacote linguístico, e "apenas" 59 estão disponíveis.

Características Únicas

A Google Translate foi uma das primeiras aplicações a implementar o modo câmara, que está agora disponível em bastantes aplicações no mercado.

Neste momento, existe uma comunidade ativa de utilizadores multilingues da Google que traduz e corrige as palavras e frases mais frequentemente utilizadas. Essa atenção humana extra pode realmente contribuir muito para uma experiência de tradução fluida.

 

Waygo

Disponível: iOS | Android

Em chinês, wàiguó significa "estrangeiro".

Foi assim que os criadores inventaram o nome Waygo. Estavam a trabalhar e a viver na Ásia e perceberam que uma aplicação offline seria perfeita para os viajantes que tentavam explorar línguas desconhecidas na China, Japão e Coreia do Sul.

Línguas Disponíveis

Como os criadores da Waygo têm ligações especiais com a Ásia Oriental, a aplicação só funciona para chinês, japonês e coreano. Alega-se que existem mais línguas em desenvolvimento.

Características Únicas

A Waygo foi concebida para ser um tradutor offline simplificado. Pode até utilizá-lo em telefones mais antigos que não têm o mesmo poder de processamento ou espaço de armazenamento que os modelos de referência atuais.

 

iTranslate

Disponível: iOS | Android

Não há nada como uma bela estética para te fazer voltar a uma aplicação. Com o iTranslate, o processo de tradução de frases e de procura de palavras é intuitivo e sem falhas, assim como robusto o suficiente para se aproximar dos gigantes da indústria. Estas características fazem com que seja a primeira escolha de muitos utilizadores para uma aplicação de tradução offline.

Línguas Disponíveis

Online, pode traduzir entre 90 línguas diferentes, incluindo línguas especializadas como as línguas árabes não padronizadas e mesmo o francês canadiano. Offline, essa lista reduz-se para 37 ainda assim considerável, cobrindo uma grande parte dos falantes do mundo.

Características Únicas

O iTranslate é a única aplicação no mercado que suporta a tradução de conversas em tempo real entre variedades não padronizadas de árabe. Pessoas da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Egipto podem usar esta aplicação como qualquer outra, juntamente com falantes de cantonês, outra língua que não encontrará em todas as aplicações.

 

Microsoft Translator

Disponível: iOS | Android

O Microsoft Translator está a trabalhar arduamente para otimizar a sua tecnologia de tradução para as empresas, incluindo uma nova funcionalidade onde as pessoas podem traduzir as suas apresentações em PowerPoint em tempo real.

Então, como é que estas aplicações móveis enfrentam a concorrência?

Línguas Disponíveis

O modo offline suporta 44 idiomas, e 11 das principais vêm com o algoritmo de processamento de redes neurais mais avançado - uma forma elegante de dizer que utilizam a IA para melhorar a qualidade da tradução.

Características Únicas

Outras aplicações permitem-lhe traduzir uma conversa em tempo real, mas se dois utilizadores tiverem ambos o Microsoft Translator instalado nos telemóveis, é fácil criar uma sala de chat privada.

A partir daí, cada participante pode digitar e receber mensagens nas respetivas línguas de preferência.

O Microsoft Translator também oferece múltiplas opções de tradução. Isto é útil se estiver a tentar comunicar numa língua estrangeira e precisar de encontrar a melhor frase para se exprimir adequadamente.

 

Baidu Translate

Disponível: iOS

Talvez já tenha ouvido falar da Baidu uma ou duas vezes se for da América do Norte, mas na China, é a loucura.

Os seus algoritmos de tradução deram um grande salto nos últimos anos, especialmente com o chinês como língua de partida.

Línguas Disponíveis

A aplicação permite-lhe traduzir entre inglês e chinês. Isso pode inicialmente parecer limitativo, mas de acordo com muitos utilizadores de língua chinesa que deixam comentários online, as traduções do Baidu Translate para chinês são muito mais precisas do que as do Google Translate.

Características Únicas

A aplicação Baidu tem provavelmente a mais vasta e completa gama de funcionalidades de qualquer outra aplicação de tradução offline desta lista.

Uma das mais incríveis é a tradução de objetos, que lhe permite tirar uma fotografia de algo do mundo real e ver os nomes chineses e ingleses, juntamente com gravações de falantes nativos.

(Neste momento, a tradução de objetos só está disponível quando se está ligado à Internet. Mas dentro de alguns anos, quem sabe?)

Offline, no entanto, ainda pode ter acesso a exemplos de frases para qualquer tradução de uma palavra entre inglês e chinês, bem como a um livro de frases que vem com gravações de falantes nativos.

 

ABBYY TextGrabber

Disponível: iOS | Android

Surpreendido por ver uma marca OCR (reconhecimento ótico de caracteres) nesta lista? Por vezes um pouco de especialização é bom para um produto.

A ideia é que a ABBYY TextGrabber é, acima de tudo, uma aplicação OCR capaz de digitalizar símbolos e menus, sendo que a função de tradução adequada é a cereja no topo do bolo.

Línguas Disponíveis

Esta aplicação tem, na realidade, o maior número de línguas disponíveis no mercado para o reconhecimento por câmara: mais de 60. Muito mais do que todas as outras aplicações juntas!

Características Únicas

ABBYY TextGrabber tem uma característica e desempenha-a bem: encontrar texto em imagens que estão desfocadas, inclinadas ou cheias de alfabetos estranhos.

Pode pegar nesse texto e depois utilizar os dicionários integrados para descobrir o seu significado. Se não estiver satisfeito com essas definições, coloque esse texto numa das outras aplicações desta lista mais centrada na tradução. 

 

Onde quer que vá no mundo, fazer simplesmente um esforço para compreender e ser compreendido é meio caminho andado.

Aprenda com as traduções que saem do seu telefone. Faça o seu melhor para usá-las como intermediação com uma verdadeira comunicação. Essa é a chave para uma excelente viagem!