Quatro factos interessantes sobre as compras online

Quatro factos interessantes sobre as compras online

O cliente é rei? Sim, por vezes. Não importa se B2B ou B2C: no que diz respeito ao serviço de apoio ao cliente ou às opções de pagamento, ele nem sempre consegue o que quer. Há também um atraso na gestão dos contactos com os clientes.

 

Compras por Smartphone

Ao fazer compras online, o smartphone substituiu o computador de secretária. Os norte-americanos preferem fazer um passeio virtual de compras com ele:

  • EUA: 58,0%
  • Grã-Bretanha: 57,1%
  • Países-Baixos: 52,0%
  • Média mundial: 52,0%
  • França: 49,7%
  • Alemanha: 41,5%

Fonte: Adyen

 

Apresentação forte

A força da marca e a qualidade da comunicação também desempenham um papel importante nas decisões de compra B2B. O que influencia os compradores:

  • Preço 27%
  • Produto 25%
  • Actividade comercial 21%
  • Marca 14%
  • Informação / Comunicação 13%

Fonte: McKinsey

 

Os canais mais importantes para os compradores

As compras online também estão a ganhar terreno no sector B2B. Os compradores costumam usar:

  • Canais online dos parceiros de negócios 47%
  • Encomendas por escrito (por exemplo, por fax ou cartão de encomenda) 45%
  • Website / loja online para clientes empresariais 37%
  • Encomendas via telefone 30%
  • Mercado para consumidores (por exemplo, Amazon, Ebay) 23%

Possibilidade de selecção múltipla. Fonte: ibi research

 

Para isso ainda havia um e-mail

Apesar de toda a digitalização – muitas empresas não precisam de software CRM profissional quando se trata de gerir contactos de clientes. Nesse caso, utilizam:

  • Clientes de e-mail (por exemplo, Outlook ou Gmail) 31,1%
  • Tabelas de Excel ou Google Sheets 30,1%
  • Software CEM 22,8%
  • Métodos manuais (por exemplo, caneta e papel) 9,6%
  • E-mail-Marketing-Software 2,7%
  • Outros 3,6%

Fonte: Capterra

 

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