As 5 palavras mais longas do mundo

Top 5 das palavras mais longas do mundo

Sabia que a palavra mais longa do mundo é composta de 190.000 letras? Veja agora a nossa lista das 5 palavras mais compridas do mundo:

 

1. Uma palavra inglesa com 189.819 letras 

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês:

"methionylthreonylthereonyl(…)isoleucine".

Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina. Para dizer este termo do princípio ao fim seriam necessárias três horas

 

2. Uma palavra em sânscrito com 195 caracteres

निरन्तरान्धकारित-दिगन्तर-कन्दलदमन्द-सुधारस-बिन्दु-सान्द्रतर-घनाघन-वृन्द-सन्देहकर-स्यन्दमान-मकरन्द-बिन्दु-बन्धुरतर-माकन्द-तरु-कुल-तल्प-कल्प-मृदुल-सिकता-जाल-जटिल-मूल-तल-मरुवक-मिलदलघु-लघु-लय-कलित-रमणीय-पानीय-शालिका-बालिका-करार-विन्द-गलन्तिका-गलदेला-लवङ्ग-पाटल-घनसार-कस्तूरिकातिसौरभ-मेदुर-लघुतर-मधुर-शीतलतर-सलिलधारा-निराकरिष्णु-तदीय-विमल-विलोचन-मयूख-रेखापसारित-पिपासायास-पथिक-लोकान्  

No segundo lugar das palavras mais compridas do mundo encontra-se esta palavra em sânscrito, com 195 caracteres (que, no nosso alfabeto latino, equivalem a 428 letras).

É um termo que, aliás, já foi classificado no Livro de Recordes do Guinness como sendo a palavra mais longa do mundo. Tendo aparecido pela primeira vez em estreia absoluta no século XVI, num livro escrito pela Rainha Tirumalãmbã, esta palavra corresponde, na verdade, a uma descrição de uma região da Índia designada por Tamil Nadu.

 

3. Uma palavra em afrikaans com 136 letras

Na terceira posição encontramos esta palavra em Afrikaans com 136 letras:

"Tweedehandsemotorverkoopsmannevakbondstakingsvergaderingsameroeperstoespra-akskrywerspersverklaringuitreikingsmediakonferensieaankondiging"

De uma forma aproximada, seria possível traduzir esta palavra do seguinte modo: "uma conferência de imprensa relativa ao discurso de um responsável sindical num concessionário de viaturas de ocasião, a propósito de uma greve". Note-se que o afrikaans é uma língua germânica, derivada  do neerlandês, que faz parte das onze línguas oficiais da África do Sul.

 

4. Uma palavra neozelandesa com 85 letras

A quarta palavra mais comprida do mundo será esta:

"Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu"

Trata-se, com efeito, do nome de uma colina na Nova Zelândia e a sua tradução será: "O pico onde Tamatea, o homem de joelhos grandes, topógrafo, alpinista,  caminhante, que viajou até este lugar, tocava a sua flauta para a sua bem-amada."

Com as suas 85 letras, esta palavra viria a ser, no alfabeto latino, o nome mais comprido do mundo atribuído a um lugar. Foi também registado no Livro de Recordes do Guinness.

 

5. Uma palavra islandesa com 64 letras

"Vaðlaheiðarvegavinnuverkfærageymsluskúraútidyralyklakippuhringur"

Com as suas 64 letras, este termo islandês fica no quinto lugar das palavras mais longas do mundo. Em sentido literal, poderá ser traduzido da seguinte forma: 

"Uma argola num porta-chaves para a porta exterior do barracão de ferramentas utilizado pelos trabalhadores da manutenção rodoviária na colina de Vaðlaheiði".

 

Adicionar novo comentário